Buscar
  • Cássio Matos

Arquitetos vs máquinas

Atualizado: Abr 16

É provável que você já tenha ouvido falar que as máquinas irão "tomar" nossos empregos. Eu vejo diferente, eu vejo que as máquinas irão nos "livrar" de alguns empregos/trabalhos. A medida que a tecnologia avança serviços que anteriormente dependia de uma pessoa passa a precisar apenas de um computador com o algoritmo certo para executar a tarefa. Veja bem, ninguém mais precisa de uma pessoa para atender o telefone para solicitar um taxi por rádio ou mesmo de um caixa no banco para receber o pagamento de seus boletos. Tudo isso pode ser resolvido com alguns toques no celular.

Não vejo sentido em desperdiçar toda nossa capacidade criativa em tarefas que podemos terceirizar aos computadores. Nos "livrar" dessas tarefas é o que precisamos para colocar a melhor máquina que conhecemos para funcionar, nosso cérebro. E então, nós arquitetos seremos substituídos por máquinas? De maneira alguma. Computadores são perfeitos para executar tarefas, eles são rápidos, confiáveis e podem fazer várias tarefas simultâneas mas tem uma coisa que eles não podem fazer ou ter. Nossa capacidade analítica e criativa. Um computador não pode gerar um projeto baseado apenas em respostas que um cliente possa passar a ele, afinal de contas não depende só disso. Entender a necessidade, analisar o belo, a semiótica do espaço, sentir os anseios e desejos de um cliente são apenas uns dos aspectos que precisamos levar em consideração na elaboração de um projeto. E é isso que nos difere. Os computadores com seus algoritmos são os mais novos e importantes aliados e isso para todas as profissões inclusive a nossa de Arquitetos e urbanistas! Devemos olhar com atenção e aprender a utiliza-las.

Estamos vivendo em uma era de informação e de acesso fácil a tecnologia. Tem muitas novas ferramentas sendo lançadas e atualizadas diariamente, não precisamos saber usar todas só precisamos saber o que elas fazem. Desta forma eu acredito que a criatividade e empatia humana jamais poderá ser substituída por um computador. Na verdade essas nossas novas tecnologias são nossas aliadas e devemos utiliza-las ao nosso favor e assim elevar nosso trabalho arquitetônico.


6 visualizações0 comentário